Roberto Bocabello - A Simplicidade de um Gênio !





Olá Amigos !!!!
Eu tenho na minha vida algumas " máximas " que levo no meu coração como verdade .
Uma delas é a seguinte - 
" A maior forma de expressar amor, é na cozinha "  - ninguém faz uma comida maravilha, sem amor !
E a segunda é o mestre dos mestres , o Poetinha Vinicius de Moraes - 
" A gente não faz amigos, reconhece-os " 
E a vida me provou que acreditar numa frase de feito do grande mestre, provavelmente muito bêbado em algum Bar ou Palco do mundo, tinha todo sentido .
Conheci esse cara na Churrascada em SP, trocamos umas idéias sobre as Tábuas de corte que eu havia fornecido, começamos nos seguir no Instagram , e a amizade foi fluindo, como se tivéssemos crescidos juntos .
Um Churrasco selou isso pra sempre.
Muitas risadas, muito papo bom, amigos melhores ainda, como se fossemos tão íntimos, que não parecia que era a 01º vez que nos encontrávamos. 
Sou um cara que atende mais pelo coração que pela razão. 
Eu confesso aqui que choro lendo o Gibi da Mônica, quando ela bate no Cebolinha !
Então, não é difícil entender que cozinhar tem tudo a ver com esse amor que acredito .
Num dado momento do Churras, o Boca perdeu o ponto de um corte .....
Ninguém percebeu, porem ele ficou PUTO da vida...." como eu pude perder o ponto da carne " .
Apenas que antes que ele terminasse de ficar puto, todos estavam na sinfonia perfeita do " huummm, huummm, hummm  pqp que delícia " 
Mas eu percebi que ele ficou arrasado .
Vi um brilho nos olhos dele, de decepção com ele mesmo.....
Aquilo me voltou uns 15 , 20 anos atrás....quando eu era minimalista fazendo uma costela de 8 , 10 kilos....e ela tinha que soltar o osso, sem fazer nenhuma força ....e se não desse certo, a noite tinha acabado pra mim .
Eu vi ali, tudo aquilo que eu sentia, e acreditava, num momento único.
E naquele momento deu um orgulho de ser amigo desse cara, e saber que assim como eu , muita gente sente a mesma coisa.....e então aquilo reavivava algo que eu deixei dormir dentro de mim, pelos momentos e caminhos que minha vida tomou .
Um amor e um tesão incondicional a Cozinhar, e fazer a diferença, em troca de suspiros.
E de repente, a gente é pego de surpresa quando o pessoal da TPSR WANGUS BEEF , faz uma matéria sobre nosso amigo, que vc´s podem clicar ali no link, ou ver aqui abaixo na íntegra - 

"
Sempre começa e termina entre amigos. Tem calor, harmonia, diversão e é uma delícia! Só tem churrasco quando tem amigos e família reunidos! Para os apaixonados por carnes a melhor parte do churrasco é a preparação!


O cozinheiro Roberto Bocabello transformou esses momentos em sua paixão!
Ele nos contou um encontro de amigos que transformou o churrasco em uma experiência única e inesquecível.
Inspirado no chef argentino Francis Mallmann e no Chef uruguaio Diego Perez Sosa, o Boca, como é conhecido,  preparou um churrasco no estilo fogo de chão somente usando lenha e bambu. No dia anterior ao churrasco ele, sua mulher e 5 amigos, cortaram as lenhas e fizeram os espetos e a estrutura de bambu.
O dia estava começando a nascer quando Boca acordou às 06:00 da manhã para acender o fogo e colocar uma peça suculenta de Costela de Boi. Foi um momento único com um visual surpreendente do interior de São Paulo, na cidade de Socorro. Os apaixonados por gastronomia entendem o que é esse momento solitário e único para os amantes desse universo.










Os detalhes são o que dão um sabor especial a esses dias. São detalhes como todo fogo ser feito com lenha, um pincel feito com alecrim retirado direto da natureza naquele momento, panelas abaixo do fogo para escorrer a gordura e banhar novamente a carne, e a dose certa de sal e pimenta. Muito mais que detalhes, são dicas ricas para quem quer se apaixonar e sentir o prazer da gastronomia rustica e deliciosa! 
Foram 7 horas no fogo até o momento final. Segundo Boca, um segredo chave é sempre controlar o calor para encontrar o ponto ideal do “GRAN FINALE” e não ceder à pressão dos amigos que começam a ficar com água na boca durante o preparo! " 

Isso me emocionou de uma forma incrível !!!
Reconhecimento é o melhor pagamento que qq cozinheiro, ajudante, Chef, Sub Chef , Garçons, Cumin pode receber, garanto .
Mas o nosso amigo aprontou muito mais .
E é aqui que eu quero chegar .
Numa mistura clássica de Francis Mallmann e Diego Perez Sosa , junto com o Mario Portella, Diego Belda e etc, meu irmão começou aprontar isso .....



A estrutura de Bambu ....e a lenha , e a vista de tirar o fôlego .....daria pra ficar facilmente 45 dias mantendo esse fogo acesso !



As Costelas foram colocadas no meio dos Bambus ....gênio !




Um frango inteiro, recheado com Limões Sicilianos, alho e alecrim, e o peito com ervas picadas e manteiga pra manter a suculência ...



As fotos fantásticas da sua esposa, super companheira e uma querida, Pri !!!! 



Pernil de Cordeio, sendo hidratado de tempos em tempos com uma salmoura com alho, louro e pimentas pretas ....




Cêis tão servido ???



E ai um Tomahawk fresco de Angus, com alumino no osso pra não queimar e o barbante pra manter o formato .....e vc´s estão achando que ele vai ficar ai ?? NÃO !!!!



VAI PRA BRASA SIM !!!!!
No melhor estilo Dirty Steak !!!!!!




Um tombo na criança pra chegar no ponto ....





E fatiar com cuidado e maestria de quem sabe o que tá fazendo !



E ai , cêis tão servidos ?????
Quis fazer essa matéria, ou aumentar a matéria que o pessoal da TPSR WANGUS BEEF , fez de forma sensacional, pra falar algumas coisas .
Churrasco não é apenas " churras , carvão , linguiça defumada , picanha, sal grosso e pau no gato " 
Churrasco é técnica, é teste, é dedicação, é amor .
Churrasco é muito mais que amigos.....churrasco requer tudo isso e um toque de genialidade .
Churrasco é o que ele, meu amigo, meu irmão Boca, proporcionou para alguns poucos sortudos, alguns felizardos nesse fim de semana .
Onde ele entregou não apenas carnes a perfeição, mas tudo isso com um ingrediente que nasce em alguns poucos cozinheiros.....Amor !!!!!
Parabéns irmão !!
O instagram da fera é Roberto Bocabello
O instagram da TPSR é  TPSR WANGUS BEEF 
E o do Chef que vos fala é Chef Fininho  que de vez em quando dá uns tapas na cozinha, por total falta de tempo !
Um Brinde !
Chef Fininho !!!

3 comentários:

 
  • Chef Fininho © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes