Feijão Bolinha !!!!!





Olá Amigos !
Quem acompanha o blog, já deve ter lido aqui, que Domingo é o Dia da Preguiça !
Acordamos tarde, o dia é sempre preguiçoso !
De uns tempos pra cá, minha vida ficou muito mais corrida, e de fato resta apenas o Domingo para matar algumas vontades que ficam na semana....
Uma delas é as vezes de comer algo gostoso, trivial , feito com carinho....aquela comidinha caseira simples....
Pois hoje eu decidi matar essa vontade!
Na semana passada, estive no interior, e lá tem uma quitanda que é um sonho pra quem esta bem acostumado a comprar tudo na feira limpa !!!
E para a minha surpresa, vejo lá um pacotinho que me chamou a atenção .
Era o Feijão Bolinha !


Olha que beleza isso !!!!



Confesso que quando vi , já imaginei ele no prato !
Pra aumetar ainda mais a minha alegria, fui informado que ele foi colhido no Sítio do dono da Quitanda, e estava super fresquinho !


Eu confesso que não conhecia o Feijão Bolinha.....ele é mais redondinho que o Carioca, e é mais verdinho .
Fiquei curioso para saber o sabor, o caldo ...eu sou fã de Feijão !! 


 Aqui da pra ver bem o por que do nome Bolhinha !!
 


Então decidi tambem que traria ele para fazer aqui pra vc´s !!
E olha....é simplesmente sensacional ! 


 A foma de se fazer igual a todo o Feijão  ......mas eu mostrarei aqui porque tem gente que tem medo de fazer....receio que náo fique bom ..entao vamos fazer esse danado !
Lavamos ele ...


Colocamos na panela da pressão ...



 Como referência, tinha mais ou menos umas 300 grs deFeijão ..coloquei 03 potes desse de água ...pouco menos de 01 litro talvez .


01 folha de louro ...


... .e coloque ele em fogo baixo ....e deixe ai por pelo menos 01 hora e meia . 
O segredo do feijáo é cozinhar ele sem a menor pressa.... fica a dica !



Passada 01:30 hrs, pegue uma panela.....um pouquinho de azeite...


Uns cubinhos de Bacon ...



 Olha que beleza de feijão ...cozidinho, quase desmanchando ...



 Depois de ele ter ficado quase 2 horas, o caldo já está bem grosso...pronto pra gente colocar nosso refogado ...
 

 E o bacon vai fritando ..


Até dourar.....


Dourou ??? 
Coloque  02 dentes de alho picado...


E se prepare para um dos melhores momentos do seu dia...um perfume que deixará todos com fome na sua casa, certeza !!!


Mexa bem ...

O alho vai dourar e o bacon vai ficar no ponto ...


Depois que vc abriu a panela de pressão , deixe-a em fogo baixo para ir apurando ...


Alho e bacon no ponto ???


Despeje na panela de pressão !


Isso !!


 Para mim , isso é um espetáculo que não canso de ver !


Mexa bem e tampe novamente 


Só colocar a tampa em cima....


♫ faça em bom refogado que é pra engrossar .. ♫ - Como sabiamente Chico Buarque já dizia, o caldo de fato, engrossa !
E nosso Feijão Bolinha, verdinho, redondinho, se transformou nem belo feijão fresquinho !!!
Corrija o sal, ou coloque o tempero de sua preferência e.... 


Aqui está !
Um feijão fresquinho, saboroso .....revitalizante !!!!!
 


 E basicamente, perfeito !
 

Juro que a dias eu tava com vontade de comer algo simples e delicioso...


Feijão Bolinha fresquinho, Arroz Branco, Filé de Frango a Milanesa e Salada de Alface !


Perfeito !


E assim foi o meu feliz almoço de Domingo !
As vezes esse prato, simples, caseiro, faz uma falta.....e com essa vida corrida, as vezes isso fica complicado!!!
O Feijão Bolinha é encontrado no mercado, a Camil tem ele na sua linha !
Vale a pena a experiência !
Espero que vc´s tenham curtido !
Um Brinde !
Chef Fininho !!!


 

4 comentários:

  1. Bem apetitoso!!! Deve ficar uma delícia...Vou fazer...

    ResponderExcluir
  2. Bem apetitoso!!! Deve ficar uma delícia...Vou fazer...

    ResponderExcluir
  3. Descobri que o feijão bolinha além de ser mais saboroso ele conserva o sabor do tempero por mas tempo, é simplesmente Fantástico !

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito obrigada por compartilhar ! Vou fazer mas não colocarem bacon pq sou adventista, VC sabe quais são as vitaminas que tem esse feijão!
    Super beijo

    ResponderExcluir

 
  • Chef Fininho © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes