Olá amigos,
O vinho hoje é quase uma unanimidade nas mesas e no paladar dos pessoas.
Ou por modismo, ou por gosto mesmo, cada vez mais o vinho ocupa lugar de destaque no dia a dia das pessoas.
Assim sendo reuni aqui algumas curiosidades a respeito do vinho !
Os seres humanos conhecem a uva desde tempos imemoriais. Acredita-se que o consumo da uva e de seu suco fermentado sejam mais antigo do que se imagina.
As mais antigas sementes de uvas cultivadas foram encontrado na Geórgia (na região do Cáucaso, Ásia) e datam de 7.000 a. C.
Já a mais antiga evidência química do vinho foi encontrada num aparelho para a fabricação do produto e num vaso de 3.500 a. C., na região de Godin Tepe, atual Irã.
No antigo Egito, o consumo de vinho era restrito aos nobres e sacerdotes. Os egípcios também tinham o hábito de utilizar a bebida em rituais de oferendas aos mortos e aos deuses.
O vinho é citado em inúmeras passagens da Bíblia. Uma delas conta que Noé cultivava vinhas e, certa vez, bebeu vinho além da conta, embriagando-se. Sob efeito da bebida, Noé apareceu nu em sua tenda e, nas palavras da própria Bíblia, “tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e… cobriram a nudez do seu pai” (Gênesis 9:23).
Existem dois episódios marcantes sobre o consumo de vinho no Novo Testamento. O primeiro foi quando o próprio Jesus transformou água em vinho. O segundo, foi quando Jesus, dirigindo-se a seus discípulos na chamada Última Ceia cita o pão como seu corpo e o vinho como seu sangue. Teria dito o chamado Filho de Deus: "este é o meu sangue, que é derramado por vós". Mais tarde, criou-se uma lenda (o Santo Graal) em torno da taça na qual Jesus teria tomado o vinho.
Na mitologia romana, Baco (Dioníso, para os romanos) era o deus do vinho. As festas em sua homenagem eram chamadas de bacanais – palavra que, no sentido moderno, é entendida como orgias.
O vinho, assim como as outras bebidas alcoólicas, é proibido pelo islã. Alguns países muçulmanos chegaram a possuir vinícolas durante a dominação européia, que acabaram desaparecendo com o tempo. No Irã dos aiatolás, a última vinícola foi fechada depois da Revolução Islâmica de 1979.
Mosteiros de várias ordens religiosas da Idade Média eram cercados de videiras. Os monges costumavam produzir e consumir o próprio vinho - talvez por que fosse mais seguro do que a água de péssima qualidade que se bebia na época. Aliás, durante a Idade Média, o vinho era usado como analgésico e anti-séptico.
O ditador nazista Adolf Hitler não apreciava vinhos, mas foi um entre um número incontável de políticos a ter sua própria adega.
O vinagre de vinho é o tipo mais comum de vinagre. É elaborado a partír do vinho branco ou tinto e possui um alto teor de acidez. É normalmente usado como tempero de salada.
Qual a diferença entre o frisante e o espumante? O frisante é um vinho comum que, após o termino da fermentação, recebe a adição de gás. O espumante recebe uma adição maior de gás, o que faz com forme a espuma quando aberto.
Champanhe (Vin de Champagne) é o vinho branco espumante originário da região de Champagne, na França. Apenas os vinhos dessa região podem ser chamados de Champanhe.
O prosseco é o vinho originário da região doVêneto, na Itália. Prosseco também é o nome da uva da qual o vinho é produzido.
Os especialistas em vinhos são chamados de connaisseurs, palavra de origem francesa que significa “conhecedores”.
Viticultores são os especialistas no cultivo da uva e vinicultores, os que cultivam a fruta. Mais do que connaisseurs, os entendidos de vinho são chamados de enólogos.
Por falar em enólogos, você sabia que em países como Itália e França existem cursos de nível superior voltados para a enologia?
E essa aqui pra finalizar -
Rolha de vinho com conexão wi-fi mostra temperatura e idade ideias !
Kwang-wi Park e Eun-Ji Lim, donos da empresa sul-coreana Digital Cork, anunciaram uma criação que promete ser de grande ajuda para os amantes do vinho. A invenção da dupla é uma rolha digital equipada com um dispositivo wi-fi pronto para avisar o apreciador sobre a temperatura ideal da bebida. Além da temperatura, a rolha pode indicar a idade ideal do vinho.
Pois é amigos, não falta mais quase nada !!
Um brinde !
Chef Fininho !
Fonte - internet // taçacheia
0 comentários:
Postar um comentário